96 anos do PCP<br>comemorados em todo o País
As comemorações do 96.º aniversário do PCP continuam a expressar-se em múltiplas iniciativas que, ao todo, reúnem muitos milhares de militantes e simpatizantes. Nelas estreita-se laços de solidariedade e camaradagem, apela-se à militância e à luta, esclarece-se sobre a exigente situação política e social do País e do mundo, aponta-se as prioridades imediatas da acção e reafirma-se o projecto de democracia e socialismo consagrado no Programa do PCP. De algumas destas realizações chegou nota à redacção do Avante!.
No domingo, 19, o auditório do Centro de Interpretação Turística de Esposende acolheu mais de duas dezenas de pessoas que aí celebraram o 96.º aniversário do PCP. A intervenção de Gonçalo Oliveira, da Comissão Política, suscitou a participação entusiasta e reflexiva de muitos outros presentes. No mesmo dia, mas em Torres Vedras, perto de 80 militantes e simpatizantes do Partido participaram num almoço comemorativo. Contando com a presenta dos dois primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia municipais, Sérgio Cipriano e Teresa Oliveira, o almoço contou com a intervenção de Manuel Gouveia, membro da Direcção da Organização Regional de Lisboa e do Comité Central.
Dezenas de pessoas, na freguesia de Pinhal Novo, em Palmela, participaram no dia 18 no almoço comemorativo, que contou com as intervenções de Nelson Mota e Luís Barata, do Comité Central e da Direcção da Organização Regional de Setúbal, e de Pedro Grego, da JCP. Em Espinho, dezenas de militantes e simpatizantes do Partido cantaram os parabéns aos 96 anos do PCP adaptando a canção à melodia de «A Internacional» no jantar concelhio comemorativo do aniversário. A intervenção da noite esteve a cargo de Mafalda Guerreiro, do CC. Em Ovar, num jantar realizado no Centro de Trabalho, o dirigente regional do Partido Óscar Oliveira valorizou o colectivo partidário, que tornou possível não só aquela iniciativa como a intensa acção do Partido em torno de questões como saúde, mobilidade, habitação, colectividades, trabalho e precariedade.
No dia 17 teve lugar o jantar das comissões de freguesia da Anunciada, São Julião, Santa Maria e São Sebastião, em Setúbal. As intervenções ficaram a cargo de Antonieta Saragoça, da Comissão Concelhia, de Pedro Luzio, da JCP, e de Francisco Lopes, dos organismos executivos do Comité Central.
No fim-de-semana anterior, a célula da Autoeuropa promoveu um almoço na Quinta da Atalaia, no qual participaram dezenas de trabalhadores da empresa e suas famílias, muitos dos quais não eram militantes do PCP. A iniciativa ficou marcada pela adesão de três novos membros ao Partido que passam também a integrar a célula, o que vem dar ainda mais força à luta dos trabalhadores pelos seus direitos. No mesmo dia, mas em Seia, Vladimiro Vale, da Comissão Política, interveio no almoço realizado no Centro de Trabalho do Partido.
Na véspera, no concelho de Vila do Conde, mais de uma centena de pessoas marcaram presença no jantar comemorativo, onde intervieram Pedro Martins, eleito na Assembleia Municipal e primeiro candidato à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, e João Torres, membro do Comité Central.